História de Vila Carrão

Gostou? Então compartilhe!

A história de Vila Carrão  deriva-se de João da Silva Carrão, popularmente conhecido como Conselheiro Carrão. Tornou-se bacharel em Direito que cursou na Faculdade de São Paulo. Também concluiu Jornalismo e exerceu um importante papel no cenário político brasileiro.

Partindo desse pressuposto, este bairro foi batizado com o nome de Vila Carrão, surgindo num sítio à beira de uma trilha. Onde gentios da aldeia de Piratininga, iam e vinham rumo a Biacica ou Imbiacica. Hoje denominados como Itaim Paulista, Vila Curuçá e Jardim Helena.

Este bairro fez parte de João Ramalho, que com o decorrer dos anos passou por inúmeras pessoas que denominavam um nome diferente. Alguns exemplos são, Tucuri e Bom Retiro.

Antigamente a Vila Carrão pertencia ao distrito do Tatuapé, juntamente com Vila Formosa e Aricanduva inclusive. Através de decretos municipais passaram a ser independentes uns dos outros. Tal fato ocorreu na década de 90 na gestão de Luiza Erundina quando prefeita. Neste período, o Carrão acabou “perdendo sua estação do Metrô” para o Tatuapé. Anos depois, o Carrão “ganhou” outra estação com o próprio nome da região.

História de Vila Carrão na atualidade..

História de Vila Carrão - Conselheiro Carrão
Avenida Conselheiro Carrão em 2017

Sua principal avenida, a “Conselheiro Carrão”, é hoje uma das dez avenidas mais movimentas de São Paulo. Justamente por sempre obter índices de desenvolvimento surpreendentes. 

O Carrão possui oficialmente a sua área de gestão regiões conhecidas como “Vila Nova Manchester”, “Vila Santa Isabel”, “Chácara Santo Antônio”, “Chácara Califórnia” e “Carrãozinho”. Podemos dizer que o cemitério de Vila Formosa (o maior da América Latina contendo em sua extensão bastante vegetação) que está localizado também em um certo trecho do Carrão, juntamente com o admirável santuário neo-clássico da Raínha Santa Isabel são os “pontos turísticos” da Vila.

Em 1957 surgiu a Associação Okinawa Vila Carrão composta por nipo-brasileiros em uma região social e cultural admirável. Uma vez ao ano, promovem o famoso e tradicional Festival Okinawa. O evento está presente no calendário oficial de eventos da Subprefeitura.

Festival Okinawa Vila Carrão

Para ampliar e viabilizar mais o bairro, um projeto está sendo elaborado no intuito de criar estações de Metrô na Avenida Guilherme Giorgi que interliga Vila Formosa e Vila Carrão, passando também pela futura estação Nova Manchester, que seguirá destino para a Aricanduva, segundo especulações.

Fale com o redator:
contato@jornalexpressocarrao.com.br

You May Also Like

Comentários no Facebook

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE